Partilhar 
     

Breve introdução

A Otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade da carreira hospitalar que abarca a prevenção e tratamento das doenças dos ouvidos, nariz, faringe (garganta), laringe e pescoço: pela Ordem dos Médicos de Portugal a designação completa é: “Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial”.

 

Para além do que é do conhecimento comum que esta especialidade alberga três órgãos dos sentidos( audição, olfacto e paladar), faz parte das competências do Otorrinolaringologista (Otorrino), tratar as doenças da cabeça e pescoço, entre as quais algumas muito comuns  como a roncopatia(ressonar) e as apneias do sono(paragens respiratórias),  e também a cirurgia estética nasal e da face.

 

A Otoneurologia é uma subespecialidade partilhada com a Neurologia que lida com queixas muito  comuns  na prática clínica diária, como a vertigem (tonturas) ,e os acufenos (zumbidos ou tinitus), e algumas perturbações do equilibrio.

 

Muitas destas queixas fazem parte de doenças no limiar dos territórios da Otorrinolaringologia e da Neurologia.

 

A maior parte das vertigens têm origem nos ouvidos.

 

A Otorrinolaringologia é uma especialidade médico-cirúrgica, recorrendo, de forma equilibrada, aos tratamentos medicamentosos e cirúrgicos.

 

Comentários

  Nenhum comentário Comente
Contacto

Clínica de Otorrinolaringologia Doutor Francisco Aguilar Lda
(Arroios)
Lisboa - Médicos - Otorrinolaringologia


Rua Quirino Fonseca 20-cv-E
1000-252 LISBOA
( Arroios )
218 428 763
218 476 656
218 476 349
967 024 214
218 476 349
Mapa do site